26 de abril de 2011

A Horta Vertical

A Horta Vertical consiste no aproveitamento de muros e paredes para neles se instalar uma estrutura que suporte os vegetais. Existem algumas opções tais como o sistema de bolsos, as prateleiras, treliças ou redes com recipientes, e ainda cestos pendurados. Tudo vai depender do local escolhido para albergar a horta (não esquecer que a luz natural deve ser um factor determinante nessa escolha).
                                                                             
Se optarmos por prateleiras, todos os recipientes contendo hortícolas devem ter a uma boa exposição solar. O melhor tipo de prateleiras para esta finalidade são as assentes em suportes de parede, pois permitem uma melhor circulação do ar (evitando o aparecimento de fungos devido ao excesso de humidade).
                                                                           
Podemos optar ainda pela instalação de uma rede forte, para pendurar recipientes para o plantio e por onde se possam conduzir as trepadeiras. Primeiro, será necessário construir uma estrutura em ferro ou madeira, onde se fixará a rede. Depois, basta escolher uma rede forte e fixá-la à estrutura. De seguida, há que fixar os recipientes: fazem-se dois furos nos recipientes e atravessa-se um arame para os segurar à rede. A rede deverá ser mesmo forte, pois devemos ter em linha de conta o peso dos legumes, quando estiverem maduros.


              
Os cestos pendurados, além de lindos elementos de decoração, são óptimos para os legumes que trepam, pois neste caso, irão tombar e preencher o espaço aéreo ao longo do cesto (ex: tomate cereja, ervilhas).

São várias as combinações possíveis para se tirar o melhor partido do espaço existente.
Ter sempre em atenção que a rega deve ser muito mais cuidadosa e frequente nas plantas em recipientes, pois estas tendem a secar muito depressa, principalmente no tempo quente. Não esquecer que todos os recipientes devem ser perfurados, pois o sucesso da horta também depende de um substrato bem drenado.
Uma vez estruturada, há que escolher as culturas que melhor se adaptem à horta vertical:
Plantas Aromáticas – Quem não gosta de salsa e coentros fresquinhos, acabados de colher! E os orégãos, a hortelã (atenção, plantar isoladamente, pois tem tendência a expandir-se), o cebolinho, etc. São plantas bastante fáceis de manter em recipientes, e dão outro aroma a qualquer prato, principalmente se forem frescas!
Tomates/Tomate Cereja – Além da sua cor magnífica dar vida a qualquer espaço, o tomateiro pode ser conduzido para cima numa rede ou treliça, bem como pode crescer para baixo noutro tipo de recipiente.
Pepinos – Podem ser conduzidos, tal como os tomateiros, embora necessitem de uma estrutura forte que os suporte.
Ervilhas – São óptimas trepadeiras, e agarram-se sozinhas às redes e treliças, crescendo sem ser necessário amarrá-las.
Feijões, Cenouras, Rabanetes, Alfaces, Pimentos, Beringelas… são várias as hortícolas que se adaptam a este sistema. Agora é apenas uma questão de usar a imaginação!